A cozinha, modelagem e estética.

Dando continuidade ao nosso artigo sobre a criação do cenário da primeira fase do jogo Living like a Death (nome provisório), hoje vamos falar um pouco do processo de modelagem tridimensional e da escolha estética da fase.

Se você não leu o artigo anterior, onde tratamos da criação do puzzle e dos protótipos da fase, clique aqui.

Após a definição do puzzle e dos principais elementos que iriam compor a cena, iniciamos o trabalho de modelagem.

O primeiro passo foi fazer uma blocagem geral da “alvenaria” do cenário, com a finalidade de trabalharmos os volumes e a composição da cena.

Blocagem-cenario_cozinha

Com a composição definida utilizamos essa mesma blocagem para fazer alguns testes de posicionamento dos objetos.

Aproveitamos essa etapa também para fazer um teste aplicando, de maneira rudimentar, algumas texturas realistas, extraídas de fotos, como estudo estético.

Concept_-cenario_cozinha

Depois de definidos o posicionamento de cada objeto na cena foi feita uma modelagem mais detalhada de todos os elementos.

Cenario_cozinha

Novamente aproveitamos essa nova etapa da modelagem para efetuar testes estéticos, utilizando cores chapadas e outline.

Cenario_cozinha_1

Depois de diversos estudos e testes chegamos a duas opções de estética que seriam adequadas ao projeto.

 

opcoes_esteticaA primeira, mais rustica e “suja”, inspirada no jogo machinarium. E a segunda, mais cartunesca, minimalista e “limpa”, inspirada no desenho/jogo Samurai Jack.

Referências
Referências

Como o jogo trata de um assunto sombrio e assustador, a morte, chegamos à conclusão de que a primeira opção era a mais adequada ao projeto.

Tendo isso em mente iniciamos o processo de texturização dos modelos, aonde fizemos mais alguns testes para definir qual tratamento daríamos às texturas para alcançarmos o resultado esperado.

MatTestUnity

A imagem abaixo representa o aspecto atual da fase em nosso protótipo, lembrando que esse é um projeto no início de seu desenvolvimento, portanto os modelos e suas texturas passarão ainda por diversas rodadas de aprimoramentos até o lançamento do jogo.

Cena_01

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