Umbu_name

Por que nós chamamos Umbu Games?

Escolher nomes nunca é uma tarefa fácil, seja ele para um personagem em um jogo, um animal de estimação, um projeto. E quando estamos falando de uma empresa a situação fica ainda pior, pois não é fácil trocar o nome depois que ele já está por aí.

Hoje vamos falar um pouco do processo que nos levou a escolher o nome Umbu Games.

Depois de decidido que iniciaríamos uma empresa de desenvolvimento de games reunirmos nossa equipe e fizemos um longo e divertido brainstorm para listar possíveis nomes para a empresa.

Nessa etapa valia tudo, sem questionamentos ou regras, qualquer nome que passasse por nossas cabeças e julgássemos legal ia para a lista. Foi durante essa etapa que nos foi sugerido, meio que na brincadeira, o nome Umbu Games.

Vou abrir aqui um parêntese no texto para falar um pouco sobre a palavra umbu, palavra esta que alguns membros de nossa equipe nunca aviam escutado antes. Umbu é uma fruta típica das regiões de semiárido brasileiro, que também é conhecida como imbu, sua etimologia provém do termo tupi-guarani ymbu, que significa: árvore que dá de beber, pois a raiz da árvore de umbu, o umbuzeiro, conserva uma considerável quantidade de água, além de produzir uma batata comestível, por isso já foi chamada de “árvore sagrada do Sertão” por Euclides da Cunha, no livro “Os Sertões”.

Achamos a palavra umbu bem sonora e lá foi ela para a lista junto com outras diversas opções de nome, algumas muito boas, outras nem tanto. Depois de uma filtragem inicial tínhamos uma lista com pouco mais de 20 opções e iniciamos um processo de votação para selecionar as que mais agradavam a todos.

Alguns dos nomes selecionados foram: Cascavel Games, Machine Hand, Cupim Games, Snowball, Trenó Games, Umbu Games (claro) dentre outros.

Com essa lista final em mãos, onde constavam nomes que todos gostaríamos de usar, passamos a analisar as opções de forma mais criteriosa, técnica e estratégica. Buscávamos um nome que fosse fácil de se pronunciar em diversas culturas, que não tivesse significados pejorativos no Brasil ou em outras localidades, que fosse curto, fácil de se escrever e de se soletrar, que apresentasse uma boa sonoridade, que fosse fácil de se lembrar e que pudesse ser acrescido de significados, ter alguma relação regional era um bônus.

Após essa análise, onde muitos nomes foram descartados, percebemos que Umbu atendia a todas as características que buscávamos.

Iniciamos então uma pesquisa, para compreender melhor a palavra umbu e todos os possíveis significados, simbólicos e literais, que ela pode assumir. Em nossas pesquisas descobrimos que o umbuzeiro é considerado no Nordeste símbolo de aconchego e conforto, devido a sua baixa estatura e copa larga, que geram uma grande e refrescante sombra, também é símbolo de resistência, pois é uma das poucas vegetações que sobrevivem mais de 100 anos nas regiões secas dos chapadões nordestinos, produzindo frutas mesmo nos períodos de estiagem.

Descobrimos também que uma das características do umbuzeiro é o seu extensivo uso pelo homem, seu fruto, suas folhas e até mesmo suas raízes são utilizados de diversas formas na culinária, suas flores são usadas para extração de óleos e produção de perfumes, o que infelizmente fez com que o umbu entrasse para a lista de alimentos ameaçados de extinção elaborada pela fundação Slow Food.

Satisfeitos com a sonoridade da palavra, com suas características e seus significados achamos que Umbu Games era um ótimo nome para representar nossa equipe e nossa empresa.

Anúncios

2 comentários sobre “Por que nós chamamos Umbu Games?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s