Caracterização de Personagens e Figurino

Na última semana aconteceu a XIV SEJA (Semana de Entretenimento, Jogos e Animação), evento semestral promovido pelo curso de Jogos Digitais da PUC-Minas na unidade São Gabriel em Belo Horizonte.

O evento convida profissionais e pesquisadores para apresentarem palestras, todas gratuitas, sobre os mais variados temas, sempre visando a ampliação e a disseminação do conhecimento da área de jogos.

Nesta décima quarta edição uma de nossas sócias fundadoras, Juliana Ribeiro falou sobre Caracterização de Personagens e Figurino.

Juliana que é formada em design de moda e pós-graduada em game arte, desenvolveu juntamente com Augusto Godinho, aluno do curso de jogos digitais e Marcelo Nery, professor no curso de jogos digitais da PUC-Minas, uma pesquisa sobre o tema.

A pesquisa relacionava os 15 arquétipos propostos pelo autor Leo Hartas e o tipo de figurino que eles poderiam usar. O figurino é um importante elemento de caracterização, através dele é possível perceber ou esconder aspectos do personagem que são fundamentais para a história do jogo. Ele deve ser compreendido não só como as roupas, mas também os acessórios que, em conjunto, se unem ao corpo na intenção de significar algo.

Um figurino bem construído pode dizer a classe sócio econômica do personagem, suas preferências musicais, seu estilo de vida, seus objetivos, seu estado mental e muitas outras particularidades.

Para comparar os arquétipos e seus figurinos, Juliana, junto com Augusto Godinho e Marcelo Nery construíram duas tabelas.

A primeira apresenta os aspectos gerais do figurino, aquilo que foi observado em cada arquétipo. Essa tabela é dividida em 3 elementos: as evocações (que são características que o personagem pretende mostrar de si), o estilo (que se relaciona com aspectos da moda) e as cores.

Figurino_tab01

Analisando cada arquétipo, uma segunda tabela foi construída com o intuito de ser um ponto de partida e orientação para construção de figurinos. Os game designers podem utilizar-se dessa ferramenta entendendo que cada tipo de personagem tem atributos mais dominantes que outros.

Figurino_tab02

Como um exemplo podemos pegar o personagem Kratos de God of War. Ele é considerado um arquétipo do tipo Big Bíceps, isso significa que seu figurino quer evocar a força física, por isso seus músculos estão sempre à mostra e o corpo pouco coberto. Seu estilo é causal ou regional, pois o coloca como uma pessoa que habita aquele universo; é comum esse tipo de vestimenta entre os lutadores que habitam o mundo de God of War. E por fim, as cores de seu figurino podem ser vibrantes, geralmente tons de vermelho que lembram a cor do sangue das batalhas e seu ódio pelo mundo.

Mais estudos sobre esse e outros assuntos estão sempre sendo feitos na Umbu e esperamos compartilhar nossas observações com vocês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s