O que é Chemix Laboratório?

Recentemente comemoramos mais uma importante vitória para a Umbu games, tivemos nosso projeto de serious games aprovado na 2ª edição do concurso INOVApps, concurso do Ministério das Comunicações que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de jogos e aplicativos de interesse público.

Hoje vamos dar início a uma serie de textos para falar um pouco mais sobre o projeto aprovado, do que se trata, como foi concebido, como foi apresentado para o edital e como será desenvolvido.

O projeto em questão se chama Chemix Laboratório é um game educacional, focado no ensino da nomenclatura das moléculas de química orgânica.

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Com uma jogabilidade inspirada no clássico jogo da cobrinha (Snake, 1978), Chemix utiliza as técnicas de reforço positivo e repetição para auxiliar o jogador a fixar os conceitos de prefixo, infixo e sufixo, e os termos associados a estes conceitos pela química orgânica.

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A ideia surgiu durante um brainstorm onde pensamos que poderia ser interessante um jogo que ajudasse no aprendizado de uma matéria que se resume, a grosso modo, em memorizar nomes.

Começamos um extenso período de pesquisa e documentação no qual o projeto sofreu algumas mudanças, sendo a mais significativa delas em sua jogabilidade.

Antes de pensarmos em utilizar a mecânica do Snake, pensávamos em simular o visor de uma máquina fictícia que seria responsável por sintetizar as moléculas. O jogador no papel do operador desta maquina veria no visor qual molécula deveria sintetizar e encaixaria os átomos corretos em seus devidos lugares para assim criar a molécula solicitada.

Esta mecânica deixava o jogo um pouco monótono, dificultando o engajamento por parte do jogador. Entretanto parte deste conceito continua sendo aplicado de forma lúdica ao projeto, tornando assim o jogo mais imersivo.

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Tela de gameplay antes da mudança na jogabilidade.

Após uma melhor definição da ideia começamos a pensar como ela poderia se tornar realidade, pesquisando quais técnicas deveriam ser empregadas em seu desenvolvimento. Uma das técnicas que viabilizariam a jogabilidade proposta era a criação de um cenário dinâmico, aleatório e procedural.

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Estudo de geração de cenário

Com a jogabilidade um pouco mais definida e com a viabilidade técnica comprovada, passamos a parte estética do projeto. Desde o início tínhamos como conceito estético e principal referencia visual o espaço sideral. Uma vez que associávamos no projeto o “universo molecular” com o universo propriamente dito. Foi definido que o jogo representaria visualmente este conceito, utilizando cores escuras para os fundos, cores claras e vibrantes para os elementos e bastante efeito de brilho.

Este conceito está presente não apenas nos elementos de gameplay mas também na interface e em toda a identidade visual do jogo.

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Agora que já tínhamos a ideia definida, sabíamos como iriamos desenvolve-la e como ela iria se parecer iniciamos o detalhamento e a adequação da documentação.

Mas como o texto já está longo demais vamos falar sobre isso em outra oportunidade.

3 comentários sobre “O que é Chemix Laboratório?

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